segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Retirar uma colmeia de um telhado

Mais uma vez fui tirar umas abelhas de um telhado.
Este estava já referenciado desde Julho mas não tem havido tempo para tirar.
Os proprietarios tentaram varias maringanças para tirarem de lá as pobres abelhas que por sorte as deles são as mais calmas que já vi não sendo de uma raça com essa caracteristica.
A tentativa mais ousada foi de irem tentar tirar o enxame com maçarico em telhado de madeira com plador e esferovite tiveram muita mas mesmo muita sorte de aqui nãoi arder tudo as nossa amiga apagaram o fogo e a cera queimada não chegou a ter um pavio se não era bem merecido o premio no mes de agosto mas muitas outras coisas fizeram mesmo com Dom-Dom e companhia.


















Pronto já ficaram na caixa amanhã já vão para o apiario. 



4 comentários:

  1. Não obstante quase terem desfeito o telhado, parabéns! Aqui está a prova que as abelhas não ligam "patavina" à orientação solar, ao lado Y da cera, etc.etc.Elas é que sabem onde se devem instalar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o telhado estava já um pouco danificado com o fogo que lhe fizeram.
      Tinham a entrada virada a Norte mas o predio vizinho iria abrigar dos ventos, ainda tenho outro para tirar mas esta num quarto andar e tenho de andar na ombreira do predio e leas não são tão mansas como estas.

      Eliminar
  2. Tinha toda a razão em deixar a operação para um período mais calmo... Que trabalhão!! Se um dia me disserem para apanhar um enxame num sitio destes acho que vou pensar mais do que 2 vezes!!
    Boa reportagem fotográfica.
    Saudações Apícolas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é melhor pensar sempre e em 90% dos casos a rainha perde-se.
      Mas as vezes temos mesmo de ajudar os nossos semelhantes, mesmo que castiguem as vezes os pobres insectos que só queriam um abrigo.
      Obrigado
      Saudações

      Eliminar